Um pouco sobre nossa história: Impelida pelo amor de Cristo, Hildegard Burjan sentiu-se chamada para amenizar, por meio da atuação social, a miséria humana reinante em seu tempo. Fundou então, em 1919, a Comunidade de Vida Apostólica Caridade Social, a fim de unir pessoas que tinham o mesmo ideal. Desejava que essa Comunidade, por suas formas mais abertas, possibilitasse o trabalho social de acordo com a época e, desta maneira, levasse ao mundo o amor de Cristo.
“O amor de Cristo nos impulsiona” (2 Cor 5,14) é, portanto, a expressão fundamental da lei interior, para todos os que são chamados a esta Comunidade.
De acordo com os princípios fundacionais da Caridade Social, alem das Irmãs da Comunidade de Vida Apostólica, pessoas de diferentes profissões e estados de vida, também podem viver no espírito da Caridade Social, de um modo correspondente à sua vocação pessoal” (CCS cap. 1.4). Por isso, existem três formas de pertença: Irmãs, Leigas Consagradas e Membros Externos.
Quem são os Membros Externos?
São leigos, casados ou solteiros, que vivem o Carisma da Caridade Social, testemunhando-o através de seu ser e agir na família, na profissão, e nas diversas esferas da sociedade.
Com alegria e profunda gratidão, celebramos 98 anos de fundação de nossa comunidade Caridade Social e o compromisso dos Membros Externos. A Celebração Eucarística foi presidida por Dom Giovanni Zerbini, bispo emérito da Diocese de Guarapuava.
Nos alegramos com o sim de cada Membro Externo!!!