O amor de Cristo nos impulsiona – Caritas Christi urget nos!
Os significados da obra não estão fechados e podem e devem acolher cada olhar que brota do coração que reflete, contempla, sente e ressignifica cada detalhe. Sem pretender limitar, partilho o olhar que deu origem aos elementos que a compõem.
O grande cenário em colunas que abre em espaços de portas e janelas em todo o quadro, acenam que o espaço sagrado é a vida, a Criação e vai além dos muros dos templos das igrejas.
A centralidade é a pessoa de Jesus, na sua perspectiva Trinitária. Deus, Pai e Mãe, simbolizado nas mãos, envia e acolhe Jesus na sua missão de Revelador do seu Amor na história da criação. Espírito Santo em movimento, parte de Jesus, perpassa pela fundadora e impulsiona a sair a caminho e lançar as sementes do Reino.
Algumas cenas do Evangelho podem ser percebidas, como a partilha dos pães e peixes pelo menino abraçado por Jesus, o Mestre nas Bem Aventuranças, Jesus misericordioso na sua acolhida dos pobres e sofredores.
A segunda imagem em destaque é a fundadora com uma criança, apontando para sua história de mãe e sensibilidade à vida. Está próxima e faz a experiência deste amor solidário de Jesus. O pano de fundo desta cena são as belas montanhas austríacas, alusão às origens da Congregação.
Uma imagem em forma de mulher está debruçada no colo de Jesus. Este mesmo colo acolhedor é o colo das Irmãs. Esta imagem representa a realidade da cidade, com suas vestes feito casas simples, pessoas sentadas, sofridas, e cenas de violência.
As duas mulheres representam as que chegaram ao Brasil, olharam e se compadeceram com o sofrimento do povo, como Deus em Êxodo 3,7…”Eu vi o sofrimento do meu povo”.
O Espírito de AMOR de Jesus desencadeia todo o movimento presente nas outras imagens. Perpassa pela fundadora e impulsiona a mulher que aponta na mesma direção de Jesus e segue em passos largos. O Espírito na ação…
Em seguida, a fachada da Igreja, com sua torre e povo em marcha, o serviço da catequese e atividades sociais com homens e mulheres, na luta por educação, acesso aos meios modernos de comunicação, terra, teto e trabalho, com muita sensibilidade para a arte e cultura. “Eu vim para que todos tenham vida e a tenham em plenitude” Jo 10,10. Em todas as imagens a vibração das cores e luzes representam a alegria e entusiasmo dos que se colocam na dinâmica do amor-serviço-solidário e se constroem como cidadãos e cidadãs do Reino, sementes de uma nova sociedade. O tom avermelhado unifica os elementos como símbolo do amor e das lutas.
No canto superior direito uma jovem aponta para um futuro de esperança, como os mais novos discípulos e discípulas de Jesus.
Um pequeno ramo em formas espirais brota da figura de Jesus e perpassa cada canto da pintura…é a vida, na sua fragilidade e resistência.