Caritas Socialis

A Caritas Socialis é uma associação civil, com personalidade jurídica de direito privado, de caráter associativo e natureza beneficente de assistência social, de fins não econômicos e não lucrativos, declarada de utilidade pública estadual e municipal, com prazo de duração indeterminado, e  rege-se por Estatuto Social próprio  e pela Legislação  Brasileira.
É uma entidade da Comunidade das Irmãs da Caridade Social, que  dá sustentação jurídica ao trabalho por ela realizado aqui no Brasil, proporcionar assistência social e promoção humana as pessoas em situação de vulnerabilidade e exclusão social.

Foi constituída em 30 de Janeiro de 1970, pela Comunidade de Vida Apostólica das Irmãs da Caridade Social, conforme Estatuto Social, com registro original no Cartório de Registros de Títulos e Documentos de Curitiba/PR, 1º Ofício, sob número 648, em 23 de outubro de 1970 e posteriormente no Cartório Oficial de Protestos e Registros de Títulos de Guarapuava/PR, no livro A nº 026, sob número 0000738, inscrita no CNPJ sob nº 77.905.784/0001-21, com sede à Rua Rubens Fleury  da Rocha nº 1312,  Bairro Bonsucesso,  na cidade de Guarapuava, Estado do Paraná,  CEP 85055-080.

 

Tem por finalidade: promover a assistência social, de forma gratuita a quem dela necessitar, sem qualquer discriminação, direcionada à promoção de atividades e  finalidades de relevância pública e  social,  de forma contínua, permanente e planejada, de acordo com as normas legais da política pública de assistência social e áreas afins,  a  lei nº 8.742/1993 e a lei nº 12.345/2011 que implanta o Sistema Único de Assistência Social, bem como, os decretos, resoluções e normas operacionais vigentes,  sendo-lhe permitido para tanto:

No atendimento de suas finalidades, não faz qualquer  discriminação de raça, gênero, idade,  nacionalidade, cor,  profissão, grau de instrução, credo  religioso, opção  política e condição  social, observadas  as normas  legais  vigentes no  país.

 

Histórico
Em 1970, fundaram no Brasil a Entidade Caritas Socialis para dar sustentação jurídica ao trabalho, proporcionar assistência social e promoção humana as pessoas em situação de vulnerabilidade e exclusão social.
Em 1972, em Convênio com a LBA (Legião Brasileira de Assistência) foi realizado um total de 284 cursos, entre eles: culinária, costura, tricô, crochê, confecções de acolchoados, atendente de enfermagem, parteira, economia doméstica, cabeleireira, manicure,  pedreiro, encanador, mecânica geral, eletricista e marceneiro.
Em 1979, iniciaram um trabalho com grupos de mulheres na periferia de Guarapuava para dar-lhes orientação em diversas áreas e assim influenciar o espaço familiar. A partir destes foram organizados os clubes de mães, chegando até 70 clubes de mães. Como em alguns bairros não havia local para estes encontros, foram organizados e construídos oito Centros Comunitários nos bairros de Guarapuava.

Na década de 80, a Caritas Socialis realizou  em parceria com a COHAPAR (Companhia Habitacional do Paraná) o projeto de construção de um Núcleo Habitacional  no Bairro Morro Alto, que recebeu o nome de Núcleo João Paulo II. Foram construídas 96 casas em sistema de mutirão, onde as próprias famílias ajudavam na construção e ao mesmo tempo faziam cursos de pedreiro, carpinteiro, eletricista e encanador, aprendendo assim, uma profissão, preparando a família para iniciar uma nova etapa no crescimento social e humano. Na sequencia foram construídas a creche  e a  escola para atender as famílias do bairro.
No ano de 1994 a entidade mobilizou outro projeto, a fim de melhorar as condições de vida das famílias que viviam em extrema pobreza na Vila São Luís. Com as próprias famílias e com a colaboração financeira de muitas pessoas, foram construídas 140 casas de madeira.
De 1997 a 2006 a entidade esteve presente no Bairro Novo, Curitiba, onde  desenvolveu  o Projeto Mutirão com   5 ações sociais: padaria comunitária, oficina de costura, clube de troca e economia solidária, inclusão digital e cidadania e o projeto dos catadores de reciclável.
Em  1986 a Caritas Socialis iniciou  a Pastoral da Criança na Diocese de Guarapuava, e desde então tem prestado serviço continuado de assessoria técnica, administrativa e financeira. Através desse trabalho a entidade está presente em 30 Municípios de nossa região, acompanhando famílias com crianças de 0 a 6 anos e gestantes, pela dedicação valorosa de centenas de voluntários, que continuamente são capacitados e acompanhados.
Em 2008 foi criado o programa denominado Centro de Apoio à Família no Bairro Bonsucesso, em Guarapuava visando atender famílias  em situação de vulnerabilidade.  Dentro do reordenamento dos trabalhos e a partir das diretrizes propostas pelo Sistema Único de Assistência Social, no contexto da construção de política pública de qualidade são oferecidas atividades através de grupos de convivência nos mais diversos ciclos de vida a partir dos 6 anos até a fase da terceira idade, atendendo aproximadamente 397 pessoas e suas famílias.  O atendimento à família se realiza dentro dos princípios Institucionais que se fundamentam na proposta do Evangelho de Jesus Cristo e nas inspirações da Fundadora  Hildegard Burjan que afirmou:

“Que a família, a primeira e mais importante célula da vida social, seja, novamente vista como centro, como fonte de luz e vigor, de toda a evolução nacional”.