Hildegard Burjan nos inspira... Presença marcante na Igreja e na Sociedade... Esposa, mãe, política e fundadora da Caridade Social...
Nestes dias de forma especial se recorda a atuação política de Hildegard Burjan, ela está sendo lembrada em muitos meios de comunicação na Áustria, por ocasião dos 100 anos da primeira sessão da Assembléia Constituinte e 100 anos do voto feminino. Dia 4 de março de 1919, foi um dia muito especial na História da Áustria, pela primeira vez, um parlamento foi convocado, no qual mulheres e homens foram eleitos por mulheres e homens.
Hildegard Burjan é mencionada devido à sua contribuição e compromisso político. Ela está entre as 8 mulheres corajosas que atuaram no Parlamento Austríaco, oito personalidades fortes, que lutaram contra as injustiças e em favor dos mais pobres. As pioneiras no Parlamento Austríaco foram Anna Boschek, Hildegard Burjan, Emmy Freundlich, Adelheid Popp, Gabriele Proft, Therese Schlesinger, Amalie Seidel e Marie Tusch.
Estão acontecendo vários eventos:
Exposições na Casa da História da Áustria sobre a fundação da República e a introdução do voto feminino.
Exposição no Museu de Viena com fotos do ano de 1919, nessas fotos estão as oito mulheres e uma lista de deputados que foram eleitos para o parlamento.
Exposição no Museu do Folclore de Viena, sobre os 100 anos do voto feminino na Áustria.
Cerimônia no Parlamento "100 anos do voto feminino".
Exposição de fotos com um breve histórico em homenagem as oito mulheres na "Praça dos Heróis" em Viena.
Algumas emissoras de TV e Rádio estão fazendo entrevistas e documentários.
Assim como há 100 anos, a democracia é um bem precioso que precisa ser valorizado, nutrido e defendido.