Etapas de formação

Às jovens que se sentem chamadas para a Vida Consagrada na Caridade Social é possibilitado um acompanhamento vocacional através de visitas, encontros e retiros vocacionais. Nesse período ela chegará a conhecer melhor seus anseios pessoais e o chamado de Deus.  Após esse acompanhamento a pessoa que decidir ingressar na comunidade passará pelas seguintes etapas de formação:

 Aspirantado – 6 meses a 2 anos

É um tempo de experiência vocacional dentro da comunidade. A jovem aspirante recebe formação e acompanhamento em seu processo de desenvolvimento humano, espiritual e vocacional. Participa de alguma atividade pastoral e completa seus estudos no ensino médio, caso ainda não o tenha concluído.

 Postulantado – 6 meses a 2 anos.

Nesse período a pessoa aprofunda suas motivações vocacionais, conhece mais de perto a vida da fundadora, o Carisma e a missão da comunidade.

Ir. Marcieli Noviciado – 2 anos.

Nesse tempo a formação se intensifica na área teológica, espiritual, bíblica, humana e pastoral. De modo especial este é o tempo onde a pessoa tem a possibilidade de aprofundar sua experiência de Deus, no silencio, no estudo e na oração. No final dessa etapa, se a pessoa sentir que realmente é esse o seu caminho, fará a sua Consagração de Vida a Deus, como Irmã da Caridade Social.

 

 

março 2014 027Juniorato – 6 anos.

Essa já é a fase em que a jovem irmã assume sua missão na Caridade Social. Nessa etapa ela pode fazer um curso universitário, de aprofundamento teológico ou profissional, conforme a necessidade da comunidade e aptidões pessoais.

 

 

Leigas Consagradas da Caridade Social

Formação das Leigas Consagradas

Formação das Leigas Consagradas se dá de forma semelhante ao processo formativo das Irmãs, não havendo necessidade da pessoa morar na comunidade.

 

 

 

março 2014 020

Formação dos Membros Externos

A formação dos Membros Externos acontece através de encontros mensais num período de dois anos. No final da formação a pessoa assume oficialmente seu compromisso, pelo período de um ano ou mais, podendo o mesmo ser definitivo.