Catarina de Sena

Catarina de Sena

Catarina nasceu em Sena, Itália, no dia 25 de março de 1347. Aos 7 anos consagrou-se a Deus e aos 15 anos ingressou na Ordem Terceira de São Domingos. Era uma Jovem leiga, inteligente, pobre e despreendida. Foi mística autêntica, entusiasta de Deus e apaixonada pela sua Palavra. Amava, sobretudo, os pobres e os doentes. Dedicava-se inteiramente à oração e vivia em intima comunhão com Cristo. Pregadora itinerante, vivia no meio do povo, dentro da complexa realidade social, política e religiosa de sua época. Teve surpreendente atuação religiosa e social entre as conflitantes Cidades-Repúblicas italianas. Foi intensa sua tarefa conciliadora nos entrechoques das famílias e dos grupos sociais. Apresentava-se sempre como oportuna conselheira e corajosa mensageira da paz.

Vibrante foi seu amor pela Igreja e pelo mundo. Morreu muito jovem, com 33 anos. Foi declarada Doutora da Igreja devido a profundidade teológica de seus ensinamentos. Catarina é um sinal forte da importância do papel da mulher na Igreja e na sociedade. Hildegard a escolheu como padroeira da Caridade Social por ser um sinal vivo do amor de Deus, por seu exemplo de doação, despojamento, humildade, amor aos pobres e à Igreja.

 

Oração de Santa Catarina de Sena

Ó Catarina de Sena, pela tua fé ardente e pela tua insistente oração, não resistem os corações dos pecadores e alcançam o Reino dos céus.
Como outrora, faça sentir hoje o poder de tua intercessão,
para fortalecer a frágil paz entre os homens, libertar as vítimas das injustiças
e todos os oprimidos por qualquer adversidade.
Conforta e cura os que sofrem dos males do corpo e da alma.
Roga a Jesus Cristo, Supremo Pastor, pela paz de todo o mundo,
pela unidade e fidelidade do Povo de Deus, a Igreja.
Pede também pelo bem de Nossa Pátria, o Brasil.
Finalmente, se recorda também de mim, que te invoco com fé,
sabendo que nunca abandonas na dificuldade,
os que te consideram como mãe e mestra. Amém.